“ESTEATOSE HEPÁTICA” E “NODULOS HEPÁTICOS” DETECTADOS NA ULTRASSONOGRAFIA ABDOMINAL   10 comments

RESPONDENDO DÚVIDA SOBRE “ESTEATOSE HEPÁTICA” E “NODULOS HEPÁTICOS” DETECTADOS NA ULTRASSONOGRAFIA ABDOMINAL

A DÚVIDA

Acabo de receber um e-mail de um jovem de 31 anos que diz realizar todos os anos um exame de ultrassom de rotina para controlar esteatose leve, embora seja magro, saudável e não tenha doenças de base. Diz que fez exames de sangue para avaliação da função hepática (bilirrubina gama GT, TGP e proteínas), CEA antitripissina, testes de hepatite e que todos estão normais. Entretanto, este ano foram detectados dois nódulos no fígado, um de 1.7 cm e outro de menos de 1cm, sem fluxo ao Doppler e com características de benignidade. Diz que fez os exames acima e ainda dois ultrassons (não menciona o intervalo) e uma Ressonância Magnética, que não encontrou os nódulos detectados no US. Relata que foi informado por alguns que a máquina que fez Ressonância com gadolin não era boa para abdome e que outros dizem para ficar tranquilo e refazer o exame de ultrassom após 3 meses. Mas está nervoso e preocupado de ser algo pior mesmo com exames de sangue estando normais.

NOSSA RESPOSTA AO E-MAIL

  1. Em primeiro lugar você diz que tem esteatose hepática, mas eu te pergunto como vc a diagnosticou. Foi com Ultrassom, CT, RNM ou biópsia? Se foi só com o US saiba que o aumento de ecogenicidade hepática, que normalmente é interpretado como esteatose, pode ser decorrente de várias outras patologias, tais como: fibrose hepática, acúmulo de glicogênio nas células hepáticas (comum em diabéticos), acúmulo de ferro nos hepatócitos (hemocromatose), que aliás é uma doença freqüente no Brasil, pelo fato de termos sido colonizados por Portugal e recebido muitos imigrantes da Espanha e Itália, onde essa doença é comum. Para saber se tem realmente esteatose ou alguma dessas outras doenças que mencionamos precisaria fazer biópsia hepática ou passar por exames não invasivos específicos que podem determinar a presença de fibrose, gordura e ferro no fígado. As suas alternativas não invasivas são;
    1. a. Ultrassonografia com o dispositivo ARFI, que somente existe no equipamento Acuson-Siemens 2000 e é a tecnologia mais recente, que mede a velocidade de propagação da onda de cisalhamento nos tecidos, diretamente relacionada às propriedades elásticas do tecido. Quanto mais rígido é o tecido maior é a velocidade (caso da fibrose, da cirrose e hemocromatose, em graus progressivos de dureza e velocidade). Este equipamento nós dispomos em nosso serviço. Acabamos de recebê-lo há 2 semanas e somos os únicos no Brasil que temos este recurso diagnóstico.
    2. b. A Ressonância Magnética (RM) associada à elastografia, que também é capaz de detectar o grau de fibrose, esteatose e ferro hepático, mas desconheço se há algum serviço no Brasil que a tenha adquirido. A medição isolada do ferro hepático é possível com os equipamentos atuais que existem em grandes hospitais aqui de São Paulo, pois apenas requer um programa para fazer a mesuração.
    3. A tomografia computadorizada pode também detectar a esteatose, mas não é apropriada para mensurar a fibrose e o ferro hepático.
  2. Quanto ao seu nódulo, pode ser benigno ou maligno, ainda que as avaliações atuais favoreçam a benignidade. O fato de não ter sido observado na (RM) não tem nenhum significado, pois ele é muito pequeno. Somente se ele tivesse um grande contraste com o parênquima ao redor, caso dos nódulos císticos, ele poderia ser observável com essas dimensões que me relatou. A conduta que recomendaram no seu caso, embora gere muita angústia, permite o diagnóstico diferencial benigno x maligno pelo acompanhamento do ritmo de crescimento da lesão. Os benignos permanecem estáveis volumetricamente ao longo do tempo ou crescem muito pouco, enquanto que os malignos crescem muito rápido. O intervalo que recomendamos é 3 meses após o 1º exame de US que detectou o nódulo, depois com 6 meses de intervalo e depois com 12 meses.Não sei se minha resposta respondeu todas as suas dúvidas, mas os pontos fundamentais foram cobertos.

Cordialmente,

LK

Realmente a ELASTOGRAFIA está com tudo. Detecta o grau de fibrose e cirrose hepática sem biópsia. Mas para isso é necessário um equipamento especial, o elastógrafo ARFI-(Acoustic Radiance Force Impulse) que está acoplado ao equipamento da Siemens Acuson-Siemens 2000, que acabamos de adquirir e é capaz de medir a velocidade de propagação da onda de cisalhamento nos tecidos através das ondas laterais que se propagam ao longo do feixe acústico principal. E pode diferenciar entre esteatose – fibrose de uma hepatite crônica, cirrose e hemocromatose de forma não invasiva. Já tivemos ótimos resultados com o método. Viva a tecnologia!

Abaixo eu mostro uma imagem de esteatose hepática detectada pela tecnologia ARFI em nosso consultório

Fig. 1 – imagem sagital do lobo direito do fígado. Observem que a velocidade de propagação da onda de cisalhamento no fígado é de apenas 0.72m/s, bem abaixo da média normal que é 1.10m/s (média de 1.13m/s±0.23) indicando que o parênquima é mole em decorrência da infiltração adiposa.

Vejam mais detalhes nos resultados preliminares no artigo que traduzimos do Radiology , na versão em português e em inglês e que trata da avaliação da fibrose e cirrose hepática pela tecnologia ARFI comparada com a do FibroScan e está nas notícias do nosso portal esta semana.

About these ads

Publicado 13/09/2010 por lucykerr em Ultrassonografia

10 Respostas para ““ESTEATOSE HEPÁTICA” E “NODULOS HEPÁTICOS” DETECTADOS NA ULTRASSONOGRAFIA ABDOMINAL

Assinar os comentários com RSS.

  1. Oi, gostei do artigo
    Posso republicar em meu site?
    UQer ser colaboradora nele?
    []´s
    Cláudio

    • Prezado Claudio:
      Pode publicar o nosso artigo em seu site, pois ele tem exatamente a finalidade de informar, quanto mais pessoas melhor.
      Atenciosamente,
      Lucy kerr

  2. ola ! td bem ?
    No dia 17/10/11 fui ao medico SENTINDO MUITA DOR ABDOMINAL ,ele pediu que eu fizesse RX ABDOMEM.
    Resutado figado aumentado,em seguida ele pediu que eu fizesse US ABDOMINAL COMPLETO,onde constatou imagem heterogenia no lobulo direito medindo 5.2×4.7 em sugestivo de nodulo.
    Em seguida ele pediu que eu fizesse uma tomografia,feita no dia 24/01/12 onde foi diagnosticada *situs inversos e *NODULO a direita do abdomem,anterior ao rim medindo 5.4cm com constrataçao semelhante ao baço(baço ascessorio?)…com esse resultado ele achou que as imagens estavam diferente do laudo…entao pediu que repetisse novamente ao US ABDOMINAL feita no dia 17/02/12 com o seguinte resultado;
    FIGADO:APRESENTA-SE EM TOPOGRAFIA HABITUAL,FORMA ANATOMICA,SUPERFICIE REGULAR E BORDAS FINAS.VOLUME NORMAL,PAREQUIMA COM TEXTURA HOMOGENIA.SISTEMA PORTA E VEIAS HEPATICAS DE TRAJETO E CALIBRE NORMAIS.
    *OBS*.OBSERVA-SE IMAGEM HOMOGENIA NA POSIÇAO INFERIOR AO LÓBO DIREITO MEDINDO 5.1X5.2 SUGESTIVO DE NODULO…
    Ate entao eles nao me mantem totalmente informada … pelas datas dos exames houve aumento do nodulo…pelos intervalos dos exames gostaria de saber se ele ta crescendo rapido…se e benigno ou maligno !
    desde ja agradeço !

    • Querida Raissa:
      Entendo sua angústia e preocupação com sua saúde, especialmente devido só ter acesso a informações fragmentadas e pouco conclusivas. Posso entender que parece ter algo que os médicos não estão acostumados a ver. Como eles não emitiram opiniões conclusivas, eu somente posso te ajudar caso eu mesma realize um exame ultrassonográfico completo em você e, quando digo completo, significa seguir todo o protocolo recomendado para esclarecimento dos órgãos e suas doenças.
      Nosso equipamento utiliza 3 princípios físicos distintos e tem maior chance de esclarecer as alterações e lesões detectadas.
      Eu te solicito, caso se interesse por meu parecer, que me traga todos os exames já realizados e marque um horário com minha secretária. Antes de iniciar o exame eu farei um histórico completo. Isso faz parte do nosso protocolo (consulta médica e exame ultrassonográfico).
      Espero que possamos te ajudar.
      Dra. Lucy Kerr
      PARA MAIS INFORMAÇÕES ENTRE NO SITE
      http://WWW.PORTALLUCYKERR.COM.BR
      TELEFONE
      55 11 3287-3755
      55 11 3287-5357

  3. Dra. Lucy, grata por tantas informações tão preciosas. Tenho 63 anos, e através US foi detectado esteatose e nódulo. Foi então pedido outra US do abdomen superior c/contraste não iônico,com anestesista, pois sou hipertensa e asmática. Como custa 950,00 não pude fazer. Piorei muito. Meu abdomem está enorme, tudo que como faz mal,e tenho sentido fortes dores no local do fígado. Moro em Maceió, e os recursos tecnológicos são deficitários.Como não disponho de recursos para me tratar com a senhora, gostaria de saber quais os exames laboratoriais que podem detectar, e se US é eficiente.Não como gorduras,frituras,enlatados e embutidos, pois sou hipertensa.Tomo 2xDilacoron e 1xPress Plus ao dia.Ainda tomo Rivotril há 3 anos devido ao pânico.Agradeço muito se puder me ajudar.Fique com Deus.

    • Prezada Sra Gleide, muito obrigada por seu contato.
      Gostaria muito de poder ajudá-la, mas por determinação do CFM – Conselho Federal de medicina nós médicos não podemos realizar consulta pela internet.
      Eu posso disponibilizar conhecimento médico pela internet, mas não posso lhe dar uma assistência específica para o paciente, muito menos medicá-la.
      E eu acho que o CFM tem razão pois seria falha e incompleta uma orientação via e-mail sem o histório clinico completo e exame físico. E eu não sou médica clínica. Sou especialista em diagnóstico por imagem. Terá que procurar outro médico aí em sua cidade para acompanhá-la.
      Atenciosamente,

      Dra. Lucy Kerr

  4. Olá Dra. Lucy Kerr,

    Eu tenho 32 anos. Recentemente fiz alguns exames de rotina. Entre eles a Utrassonografia do Abdomem Superior.

    No diagnóstico consta:
    -ESTEATOSE HEPÁTICA INCIPIENTE.
    -IMAGEM HIPOECÓIDE HEPATICA NO LOBO DIREITO DE LIMITES PRECISOS, REGULARES, HOMOGÊNEA, COM 1,3 x 1,1 cm.
    No exame tem a seguinte frase: PARÊNQUIMA PRESERVADO?

    A minha médica solicitou uma Tomografia Computadorizada. Essa “imagem hipoecóide” pode ser um NÓDULO? Outro diagnóticos como GAMA-GT, TGO, TGP, COLESTEROL TOTAL, COLESTEROL LDL E GLICEMIA deram normais. Apenas o COLESTEROL HDL E TRIGLICERÍDEOS deram anormais, 28 mg/dl e 193 mg/dl respectivamente.

    Muito obrigado!

    Sérgio Ricardo
    • Prezado Sérgio:
      Agradecemos o seu contato e gostaríamos muito de auxilía-lo, mas o Conselho Federal de Medicina condena os médicos que atendem pacientes pela internet. Só podemos fazê-lo pessoalmente. Se desejar marcar uma consulta comigo, eu terei o máximo prazer de atendê-lo e esclarecer suas dúvidas. Abaixo os telefones da minha clinica e poderá entrar em contato com minha secretária e marcar, se assim o desejar.

      Dra. LUCY KERR
      TELEFONE
      55 11 3287-3755
      55 11 3287-5357
      FAX
      55 11 3288-3347

  5. Oi meu nome é Cristiane.
    eu engravidei e na gestação eu setia muita dor no ladodo do figado então a medica pedio um utrason abidominal e foi detequitado um nodulo de 7cm dai tres meses depois que eu ganhei o bb eu fiz outro utra dai o nodolo estava com 5,7 cm e foi detequitado estreatose hepatica tambem eu gostaria de saber si é normal diminuir asim e qual são os tratamentos e o que pode ser feito e oque causa tambem eu tenho 29 anos não tenho visio algum obrigado…

    • “Prezada Cristine:
      Gostaríamos muito de auxilía-la, mas o Conselho Federal de Medicina condena os médicos que atendem pacientes pela internet. Só podemos fazê-lo pessoalmente. Se desejar marcar uma consulta comigo, eu terei o máximo prazer de atendê-la e esclarecer suas dúvidas. Estou anexando os telefones da minha clinica e poderá entrar em contato com minha secretária e marcar, se assim o desejar.”

      Dra. LUCY KERR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 562 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: