NOVA MATERIA: TUMORES BENIGNOS DAS MAMAS

Esta matéria é composta por 4 aulas contendo detalhes raramente abordados dos lipomas, hamartomas, adenomas e do tumor filóide, embora importantes para diagnosticá-los. Para dar embasamento ao conhecimento e facilitar sua fixação, explica-se as bases clínicas e anatomopatológicas desses tumores benignos das mamas, sinais e sintomas clínicos e o risco de malignização associado a cada uma dessas manifestações. Os aspectos da anatomia patológica relacionados a cada uma destas patologias e pertinentes para o diagnóstico por imagem são mostrados e facilitam a compreensão das dificuldades diagnósticas na mamografia, RNM e ultrassonografia, permitindo a correlação das imagens AP com os achados de imagem. Também são abordados as chaves diagnósticas e os diagnósticos diferenciais desses tumores.

Aula 1: LIPOMA.  define-se e comenta-se os aspectos gerais dos lipomas. Rica em ilustrações, essa aula descreverá também as principais manifestações clínicas dos lipomas cutâneos e profundos, além das suas características patológicas, para entender a categoria na qual se encaixa o lipoma mamário.  Serão abordados os achados mamográficos, ultrassonográficos e de RNM dos lipomas, dando-se ênfase na avaliação ultrassonográfica dos mesmos. As  principais chaves diagnósticas são enfatizadas para auxiliar o ultrassonografista a diagnosticar esta patologia tão comum na mama. Finaliza-se com o diagnóstico diferencial, de valor inestimável para o médico na sua prática clínica.    

Aula 2: HAMARTOMA. Esta aula inicia-se com a definição e a sinonímia de hamartoma, seguida dos aspectos clínicos e anatomopatológicos desta patologia. Serão abordados, de modo descritivo e ilustrativo, os principais achados dos hamartomas na mamografia e RNM, com ênfase na ultrassonografia e no estudo Doppler. Concluindo, são demonstrados os principais diagnósticos diferencias e a conduta frente a este diagnóstico. 

Aula 3: ADENOMA. Esta aula se inicia com a definição e a classificação dos adenomas. Na sequência, serão abordados os achados clínicos e anatomopatológicos do adenoma. Os sinais e características do adenoma nos principais exames de imagem (US, RX e RNM) são mostrados e ilustrados, incluindo-se o estudo Doppler desta lesão. Para encerrar, são mencionados os diagnósticos diferenciais e a conduta frente ao adenoma.

Aula 4: TUMOR FILÓIDE. Inicialmente é dada a definição e a terminologia do tumor Filóide. A seguir abordam-se os aspectos clínicos e comportamento localmente agressivo do tumor, assim como os achados anatomopatológicos pertinentes relacionados a esta moléstia. A seguir, é feita uma análise criteriosa da utilidade da PAAF e da Biópsia percutânea c/agulha grossa nesta patologia mamária tão importante. O ponto alto é a descrição e ilustração dos sinais e imagens características do tumor filóide nos principais exames de imagem (US, RX e RNM), bem como do seu padrão no estudo Doppler e as principais características da lesão benigna e maligna. E, para finalizar, são descritos os principais diagnósticos diferenciais, em especial o fibroadenoma gigante juvenil. O propósito é dar noções claras e objetivas para auxiliar o médico na sua prática clínica.
 
Teste MATÉRIA 3:  questões.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s