Curso: Atualização Profissional

Matéria: Avanços no diagnóstico das doenças hepáticas

  1. Esta matéria é composta por 5 aulas: (1) Revisão das hepatopatias difusas hiperecogênicas (2) Achados US e Doppler da cirrose hepática (3) Elastografia das  hepatopatias difusas (4) Recordando  o US das  hepatopatias focais e (5) Elastografia das  hepatopatias focais. Nestas aulas o aluno terá a oportunidade de rever os aspectos clínicos, ultrassonográficos e Doppler das hepatopatias difusas e nodulares, conhecendo também suas características nesta nova modalidade diagnóstica por imagem, que é a Elastografia. Saberá quais são as dificuldades do US módulo B e Doppler no diagnóstico das hepatopatias difusas e nodulares, além de vislumbrar como a Elastografia hepática  auxilia no  diagnóstico das hepatopatias difusas e nodulares.
  2. Após assistir essas aulas o aluno deverá estar capacitado para realizar diagnósticos diferenciais das hepatopatias difusas e nodulares, utilizando para isso os sinais US e Doppler, além do estudo elastográfico. Este curso também abordará os principais problemas da ultrassonografia de módulo B no diagnóstico das hepatopatias difusas e nodulares, ensinando como superá-los com a elastografia, sempre que possível.

Aula 1: Revisão das hepatopatias difusas hiperecogênicas:  Inicialmente  recorda-se os achados da US convencional e Doppler das hepatopatias difusas hiperecogênicas. Os critérios US da quantificação da esteatose difusa são mencionados e ilustrados. Essa aula descreverá também as dificuldades US no diagnóstico diferencial etiológico das hepatopatias difusas hiperecogênicas, em especial da hemocromatose, esteatocirrose, esteatossiderose, depósitos de glicogênio, erros inatos do metabolismo e tumorais (linfomas, leucemias, hepatomas e metástases difusas) e como utiliza a correlação clínica para reduzir as hipóteses diagnósticas.

Aula 2: Achados US e Doppler da cirrose hepática: Esta aula se inicia definindo a cirrose hepática do ponto de vista anátomo-patológico, descrevendo as principais etiologias. Menciona os sinais clínicos e patológicos da cirrose, ilustrando-os. Recorda os achados US convencionais da fibrose e cirrose hepática, com ilustração pertinente de cada um dos sinais. A seguir, recorda os achados Doppler da fibrose e cirrose hepática, com ilustração pertinente de cada um dos sinais. Por fim, relembra as dificuldades diagnósticas do US nos estágios iniciais da fibrose hepática. O propósito é dar noções claras e objetivas para auxiliar o médico na sua prática clínica.

Aula 3: A elastografia das hepatopatias difusas: Esta aula se inicia relembrando as dificuldades no diagnóstico diferencial das hepatopatias difusas hiperecogênicas pela US convencional. Mostra quais são os princípios básicos da elastografia e como utilizá-los. Além disso, explica como a elastografia auxilia no diagnóstico diferencial das hepatopatias difusas hiperecogênicas, com exemplos ilustrativos. Finaliza-se demonstrando como a elastografia quantifica a fibrose hepática e exemplifica com casos pertinentes.

Aula 4: Recordando  o US das  hepatopatias focais: Inicialmente a aula recorda quais são as principais etiologias das lesões focais hepáticas. Os critérios diagnósticos ultrassonográficos no diagnóstico das hepatopatias focais comuns,  menos frequentes e raras são mencionados e ilustrados: lesões císticas, sólidas e as pseudo lesões. Dado ênfase nas mais frequentes e nos aspectos morfológicos que auxiliam o diagnóstico.

Aula 5: Elastografia das hepatopatias focais: Esta aula se inicia descrevendo o contesto clínico que propiciou a elastografia. Demonstra os princípios da elastografia hepática visando o diagnóstico das hepatopatias focais e mostra como utilizá-los. Além disso, explica o padrão elastográfico das hepatopatias focais sólidas mais frequentes. Para finalizar, enfatiza como a Elastografia auxilia no diagnóstico diferencial das hepatopatias focais, dando exemplos ilustrativos que facilitam a assimilação da nova modalidade diagnóstica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s